
Será neste final de semana, em Bérgamo, na Itália
O santista Valmir Nunes, bicampeão mundial em ultramaratona de 100 km, patrocinado pela Memorial Necrópole Ecumênica e Brooks, disputará no próximo final de semana (2 e 3 de maio), em Bergamo, na Itália, o Campeonato Mundial de 24 horas.
Um dos três melhores do mundo em ultramaratona – toda prova pedestre acima dos 42.195 km da maratona olímpica –, Valmir está desde março em Santander, na Espanha, se preparando para mais este desafio em sua carreira.
Vitorioso em mais de 30 competições, Valmir conquistou dois campeonatos mundiais de 100 km: em 1991, na Itália, e em 1995, na Holanda, quando estabeleceu o espetacular tempo de 6 horas, 18 minutos e 9 segundos, que é o quarto melhor de todos os tempos na distância.
Mas existe uma marca entre os superatletas de ultramaratona que Valmir ou qualquer outro corredor do planeta não possui, que é ostentar de forma simultânea os títulos de campeão do mundo de 100 km e de 24 horas. Valmir, embora bicampeão de 100 km, nunca ganhou o mundial de 24 horas; assim como o atual campeão de 24 horas, o japonês Sekiya Ryoichi, jamais venceu o mundial de 100 km.
Valmir iniciou seu treinamento na Europa no dia 15 de março, ao participar dos 100 Km Villa de Madrid. Sem forçar, ficou em segundo lugar, atrás do atual campeão europeu e vice-campeão do mundo, o polonês Jaroslaw Janicki.
Depois, seguindo sua preparação, participou dos 10 Km Villa de Laredo e no dia 19 abril numa prova de 22 km, a Subida a La Granja en Castro Urdiales. Nas últimas semanas, acompanhado do corredor espanhol José Antonio Soto Conde, Valmir correu 40 quilômetros diários, em duas sessões.
Alguns treinos são mais duros, em altitudes acima de 1.500 metros, na região de Potes, um povoado da Cantabria localizado junto ao Parque Nacional Picos de Europa. Para isso, Valmir se submeteu a sessões em câmara hiperbárica para obter um bom trabalho em altitude. “Estou com muita disposição e muito forte para enfrentar o mundial de 24 horas”, afirmou.
Valmir é considerado um dos melhores atletas mundiais de ultramaratona de todos os tempos com 27 vitórias em provas de 100 km e impressionantes marcas: além do bicampeonato mundial de 100 Km e o 4º melhor tempo, é campeão da prova Sparta-Atenas de 246 km; campeão das 24 horas de Taiwan, somando 273,828 Km; campeão da Badwater, no Vale da Morte, na Califórnia (217 Km, tendo batido o recorde da prova, como 22h51m29); e tem a terceira melhor marca mundial em 24 horas, 273,828 Km.